curso de energia solar

O QUE É ENERGIA SOLAR

A energia do sol é a técnica utilizada para usufruir a energia solar e torná-la usável. Em 2011 , a técnica produzia menos da décima parte de 1 por cento da necessidade de energia global.

Muita gente está familiarizada com os já conhecidos painéis solares, ou placas fotovoltaicas, vistos em telhados espaçonaves, e calculadoras. As células são confeccionadas de insumos semicondutores como os achados nos chips dos computadores. Quando a luz do sol chega nas células, ela emite os elétrons dos seus átomos. A medida que os elétrons avançam pela célula, eles produzem energia elétrica.

Numa maior escala, as usinas térmicas de sol utilizam muitas técnicas para aglomerar a energia do sol como fonte de calor. A utilização do calor serve para ferver água para ligar uma turbina a vapor que produz energia elétrica da mesma forma que usinas nucleares e de carvão gerando energia elétrica para milhares de pessoas.

COMO APROVEITAR A ENERGIA DO SOL

Através de uma técnica, calhas compridas de espelhos em formato de U retêm a luz solar num tubo de óleo que percorre pelo meio. O óleo aquecido ferve então a água para produção de energia elétrica. Outra alternativa utiliza espelhos móveis para focar os raios solares em uma baliza coletora, onde está localizado um receptor. O sal fundido que percorre pelo receptor é esquentado para acionar um gerador.

Outras formas tecnológicas do sol são passivas. Como grandes janelas instaladas na parte de maior incidência de raios solares de uma edificação permitem que a luz do sol esquente materiais absorvedores nas paredes e no piso, Então estas superfícies, emitem o calor à noite para conservar a edificação aquecida. De modo igual, painéis absorvedores num telhado tem a capacidade de esquentar o líquido em tubos que produzem água aquecida para uma residência.

A energia do sol é mencionada de forma positiva como uma fonte de combustível interminável que não polui e não causa barulho. A versatilidade é também uma característica dessa tecnologia. Tomando como exemplo, as células solares produzem energia para regiões de grande distancia como montanhas e satélites na órbita do planeta com a mesma capacidade com que podem suprir prédios da cidade e automóveis do futuro.

SAIBA MAIS EM http://energizando.com.br